Translate

sábado, 16 de setembro de 2017

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO NA UMBANDA



🔺Aruanda
#Umbanda
Pergunta à Baiano José: O pai pode nos falar um pouco a respeito do desenvolvimento mediúnico na Umbanda?Notamos que muitos médiuns adentram os terreiros sendo girados e logo são conduzidos para a sessão de atendimento após haver a incorporação isso é correto? 
Baiano José: Além de ser um método antiquado, precisamos entender que esta metodologia não define tipo de médium ou mediunidade, pois age dentro de uma vibração "horizontal" ou terra - a - terra e necessariamente com o afastamento do duplo etéreo não contribui.
Pergunta: Poderia falar um pouco sobre a importância do desenvolvimento mediúnico na Umbanda?
Baiano José: Filhos, o desenvolvimento mediúnico na Umbanda dever ser feito a custa de estudo, dedicação, paciência e bom senso antes de mais nada. Abordamos isso logo no início desta resposta, pois é o que menos encontramos em meio aos médiuns sejam homens ou mulheres que tentam ingressar na Umbanda nos dias de hoje, mais movidos por um sensacionalismo, fantasia e ilusão do que por amor ao próximo e a si mesmo.
Notamos ainda nos dias de hoje médiuns sendo girados dentro dos terreiros para manifestarem sua mediunidade, ato totalmente reprovável, pois o mesmo faz com o que o duplo etéreo do médium se desloque alguns centímetros ao lado de seu corpo, permitindo assim que o corpo mental capte a energia reinante no ambiente, salientando que em certos lugares encontramos espíritos levianos se fazendo passar por pais e mães velhos, Exus de lei e diversas outras entidades que compõem o grupo de espíritos comprometidos com a lei de Umbanda e neste ambiente desregrado, onde falta estudo acima de tudo se manifestam nesta ação iniciando-se processos de obsessão por fascinação que irão com o passar do tempo para casos mais complexos.
Quando promovemos os estudos da mediunidade em uma casa, um grupo de médiuns é estimulado para conhecer a si próprio e ver o quanto o mesmo se trai com as ilusões disfarçadas nos atendimentos mediúnicos, pois notamos que a maioria dos colaboradores de um terreiro não querem varrer chão, limpar o banheiro ou serem cambonos, mas sim, movidos por esta ilusão desejam o ato da incorporação esquecendo-se que toda atividade que envolve um terreiro é viável e tem seu valor junto aos que frequentam o mesmo.
Nos estudos mediúnicos devem os médiuns primeiros compreenderem a responsabilidade que os espera, promover sua reforma intima, sua postura doutrinária e acima de tudo ligarem seus espíritos e propósitos mundanos com os propósitos de Deus. O que surge com o tempo dentro do fenômeno incorporativo é o resultado desta busca e isso não ocorre da noite para o dia lembrando que nem todo médium necessita incorporar devido aos vários tipos de mediunidade que dentro da Umbanda motivados por dirigentes, zeladores ou pais e mães de santo despreparados e que não incentivam ao estudo e bom senso resumindo todos os fenômenos da mediunidade somente no ato da incorporação.
Ainda dentro deste aspecto é preciso compreender que mediunidade não tem "relógio" sendo um dom orgânico cada um a desenvolverá de acordo com sua busca e preparo. Não é correto encostar um médium na parede exigindo que "já esta na hora de você manifestar o seu guia", é preciso antes de mais nada se conhecer às leis do mentalismo, da mediunidade responsável, dos tipos de manifestações mediúnicas e se exercitar para que no "tempo de Deus" cada um assuma sua responsabilidade.
Infelizmente notamos casa incentivando festas para tudo e todos, quando o objetivo maior é servir ao próximo, utilização exagerada de colares ai atingindo o senso visual de quem esta na assistência além do próprio médium que deixa se levar pelas muletas psicológicas, roupas coloridas, excessos de imagens e infelizmente a deturpação de Exu e Pomba-gira.
O estudo desmistifica e corrige estas "lendas urbanas" criadas em nome da Umbanda que fundada pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas teve como sua filosofia calcada  na "Manifestação do Espírito para a caridade" 
Para finalizar lembramos as palavras de um ponto de umbanda:
“Umbanda tem fundamento, é preciso preparar”
Preparo filho, não vem da noite para o dia, mas sim com o tempo e ainda vale rememorar: “Trabalhador pronto o trabalho aparece…”

Paz de espírito para todos1
Médium GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário